29 de Abril de 2015 08:04

Câncer de pênis: raro, sério e pouco discutido no país

No Brasil, o tumor representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. Apesar de se tratar de uma doença rara em regiões desenvolvidas e de maior incidência em indivíduos a partir dos 50 anos de idade, observa-se alta incidência em regiões pobres, acometendo indivíduos cada vez mais jovens. Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará são os estados com maior concentração de casos de câncer de pênis. A informação consta do estudo epidemiológico da doença no país, realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). 

Assim, está diretamente relacionado às baixas condições sócio-econômicas e de instrução, à má higiene íntima e a presença de fimose. Outros fatores de risco são lesões penianas crônicas, comportamento sexual de risco, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). A fimose, que ocorre quando o prepúcio é estreito impedindo a exposição da glande, constitui o principal fator de risco, uma vez que ao impedir a higiene adequada, faz com que haja o acúmulo de uma substância, conhecida como esmegma, que tem ação cancerígena.

A manifestação clínica mais comum do câncer de pênis é uma ferida persistente ou uma tumoração localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. É preciso destacar que qualquer ferimento que não cicatriza, ou uma tumoração, independente de causarem dor devem ser examinados por um médico. Em alguns casos, o crescimento nos gânglios inguinais - íngua na virilha - pode ser uma manifestação do câncer de pênis, demonstrando doença localmente avançada com importante comprometimento da sobrevida.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, (INCA), cerca de mais da metade dos pacientes com câncer de pênis demoram mais de um ano para procurar assistência médica, após o aparecimento das lesões iniciais. Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento local da doença e a posterior amputação do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura. O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia são as alternativas terapêuticas.

Quando falamos em câncer de pênis, o mais importante é disseminar, especialmente na população menos favorecida que, diferentemente do que muitos homens pensam, o prepúcio não traz proteção alguma, muito pelo contrário, ele é o grande vilão da estória. Os homens devem estar atentos à feridas que não cicatrizam, caroços no pênis ou na virilha (íngua) que não desapareceram e que apresentam secreções e/ou mau cheiro.

Com informações do Portal Minha Vida



OUTRAS NOTÍCIAS
20 de Abril de 2016 10:04
Por que devo fazer o exame da próstata aos 50 anos?

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que a maioria dos homens brasileiros (51%) não vai ao médico regularmente. Principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão, o câncer de próstata não apresent... (continuar lendo)

13 de Abril de 2016 11:04
Hiperplasia benigna da próstata atinge 50% dos homens após os 50 anos

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é o tumor mais frequente no homem. Estima-se que cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos e que mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A HPB é caracterizada ... (continuar lendo)

29 de Março de 2016 08:03
Cistite de repetição

O que é? Cistite é uma infecção que acomete a bexiga, ou seja, uma infecção do trato urinário baixo (ITU). As cistites são muito comuns em mulheres. Estima-se que 50 a 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida. De 20 a 50% das mul... (continuar lendo)


Voltar-noticias

NOSSOS CONVÊNIOS

Confira alguns dos nossos principais convênios e parceiros de atendimento.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23