15 de Junho de 2015 14:06

Comissão de Ética e Defesa Profissional tem atuado para coibir possíveis infrações

Para o presidente da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBU, Dr. Carlos Gobbo, é necessário que a Sociedade priorize conhecimento técnico e científico, aspectos éticos, associativos e humanísticos que envolvem a profissão médica. Nesta entrevista, ele fala sobre as atividades que são de responsabilidade da Comissão, entre elas: apurar suspeitas de infração ao Regimento Interno, ao Estatuto da SBU e ao Código de Ética Médica e zelar pela valorização dos profissionais da especialidade e da boa prática médica.

SBU Online - Que atividades a Comissão de Ética e Defesa Profissional tem realizado?

Dr. Carlos Gobbo - A Comissão de Ética e Defesa Profissional tem atuado sempre que é acionada pelos associados ou pela Diretoria da SBU nos casos onde possa haver indícios de infração ao Regimento Interno, ao Estatuto da SBU ou ao Código de Ética Médica. Nesses casos a Comissão instaura sindicâncias e apura a denúncia, elaborando no final um relatório. Este relatório pode propor o arquivamento da sindicância por improcedência, nos casos de infração ao Estatuto e Regimento da SBU, propor à Diretoria sanções aos associados e, nos casos de possíveis infrações ao Código de Ética Médica, solicitar o encaminhamento da sindicância ao CFM para as devidas providências. Também cabe à Comissão intermediar conflitos entre associados e entre associados e serviços médicos.

SBU Online - Que tipos de consulta podem ser feitas?

Dr. Carlos Gobbo - Consultas e denúncias que se relacionam à observância do Regimento Interno, Estatuto da SBU e do Código de Ética Médica e aquelas que têm por objetivo resguardar a boa prática médica e o relacionamento honesto e leal entre os associados. Além de lutar pela valorização dos profissionais da especialidade.

SBU Online - Quais os principais problemas observados pela Comissão?

Dr. Carlos Gobbo - Concorrência desleal, propaganda e divulgação fora dos padrões éticos e aviltamento de honorários são as demandas mais comuns.

SBU Online - Que pontos ainda merecem atenção?

Dr. Carlos Gobbo - Precisamos tornar a SBU uma Sociedade que, além de priorizar conhecimento técnico e científico, deve também dar muita atenção aos aspectos éticos, associativos e, por que não dizer?, humanísticos que envolvem a profissão médica, lamentavelmente relegados nos últimos tempos pelas sociedades médicas deste país.

Fonte: SBU 



OUTRAS NOTÍCIAS
20 de Abril de 2016 10:04
Por que devo fazer o exame da próstata aos 50 anos?

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que a maioria dos homens brasileiros (51%) não vai ao médico regularmente. Principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão, o câncer de próstata não apresent... (continuar lendo)

13 de Abril de 2016 11:04
Hiperplasia benigna da próstata atinge 50% dos homens após os 50 anos

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é o tumor mais frequente no homem. Estima-se que cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos e que mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A HPB é caracterizada ... (continuar lendo)

29 de Março de 2016 08:03
Cistite de repetição

O que é? Cistite é uma infecção que acomete a bexiga, ou seja, uma infecção do trato urinário baixo (ITU). As cistites são muito comuns em mulheres. Estima-se que 50 a 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida. De 20 a 50% das mul... (continuar lendo)


Voltar-noticias

NOSSOS CONVÊNIOS

Confira alguns dos nossos principais convênios e parceiros de atendimento.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23