9 de Abril de 2015 17:04

Condicionamento: Vai para a praia? Que tal correr na areia?

Quando falamos de corrida, sabemos que ela é uma das atividades físicas mais indicadas para quem deseja entrar em boa forma e eliminar aqueles quilos adquiridos durante o ano. Além disso, temos um dos melhores trabalhos de condicionamento e fortalecimento muscular. Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira do mar, na areia, aumenta a resistência, fortalece os tornozelos, articulações e todos os músculos inferiores.

Além de trabalhar o corpo inteiro, este tipo de atividade beneficia o exercício de conscientização corporal, o que traz uma ótima sensação de bem estar. “Correr na areia melhora o condicionamento físico, alivia o estresse, aumenta cerca de duas vezes o gasto calórico e enrijece e define os músculos da panturrilha, coxa, glúteos e abdômen”, afirma opersonal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se (www.movimente-se.com).

A corrida na areia dura e molhada, perto do mar, apresenta mais resistência e gera menos impacto, pelo fato da superfície ser macia. Já a atividade praticada na parte fofa e afastada da água, pode ser feita de pés descalços, sem esquecer dos cuidados com objetos cortantes que podem estar no chão, ou com sapatilhas especiais, o que melhora a postura, reduz o risco de lesões e proporciona uma saúde melhor no dia a dia. Segundo Carlos Klein,“exercícios neste tipo de areia queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior”.

Um dos cuidados necessários que se deve ter antes de começar a corrida, é avaliar o nível de condicionamento físico do praticante. Pelo fato da areia exercer uma sobrecarga maior do que o asfalto, a pessoa que irá correr precisa estar preparada. “Se você for iniciante, comece com calma, em um ritmo mais lento e não se esforce além do limite para não ocasionar lesões”, explica o personal trainer. Além disso, deve-se tomar cuidado e ter atenção ao horário de menos exposição ao sol.

Fonte: Boston Medical Group



OUTRAS NOTÍCIAS
20 de Abril de 2016 10:04
Por que devo fazer o exame da próstata aos 50 anos?

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que a maioria dos homens brasileiros (51%) não vai ao médico regularmente. Principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão, o câncer de próstata não apresent... (continuar lendo)

13 de Abril de 2016 11:04
Hiperplasia benigna da próstata atinge 50% dos homens após os 50 anos

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é o tumor mais frequente no homem. Estima-se que cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos e que mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A HPB é caracterizada ... (continuar lendo)

29 de Março de 2016 08:03
Cistite de repetição

O que é? Cistite é uma infecção que acomete a bexiga, ou seja, uma infecção do trato urinário baixo (ITU). As cistites são muito comuns em mulheres. Estima-se que 50 a 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida. De 20 a 50% das mul... (continuar lendo)


Voltar-noticias

NOSSOS CONVÊNIOS

Confira alguns dos nossos principais convênios e parceiros de atendimento.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23