25 de Fevereiro de 2015 11:02

Incontinência urinária pode estar associada ao desinteresse sexual

Incontinência urinária atinge homens e mulheres de diversas idades. De acordo com o  urologista Milton Skaff, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, os principais tipos da perda involuntária de urina podem acontecer durante um esforço físico ou uma vontade repentina e imperiosa de urinar, chamada de urge-incontinência urinária.

— Estima-se que mais de 200 milhões de pessoas sofram com esse problema em todo o mundo.

De acordo com o urologista, as causas para incontinência são bastante variadas, como a hiperatividade da musculatura da bexiga urinária, deficiência de sustentação dos órgãos pélvicos, lesões da coluna espinhal, esclerose múltipla, infecção viral, acidente vascular cerebral ou efeitos colaterais de cirurgias.

Se não tratada, a doença pode evoluir para outros problemas.

— Existe uma associação da patologia com sintomas depressivos, desinteresse sexual, dermatites, infecções urinárias e em casos específicos pode até evoluir a um quadro de insuficiência renal.
Para o tratamento é necessário identificar o tipo da incontinência, que pode ser classificada como de esforço, quando o paciente tem perda de urina quando tosse, ri, faz exercício ou movimenta-se; de urgência, caracterizada pela vontade súbita de urinar; ou mista, que associa os outros dois tipos.

— O tratamento pode envolver fisioterapia, medicação ou cirurgia, variando de caso a caso. Temos evoluído em relação aos materiais e, consequentemente, as cirurgias tem se tornado minimamente invasivas. 
O médico ainda reforça que hoje existe a disponibilidade do uso de toxina botulínica e do implante de um neuromodulador sacral, para casos de incontinência por urgência refratárias aos tratamentos mais conservadores.

Fonte: R7 Saúde



OUTRAS NOTÍCIAS
20 de Abril de 2016 10:04
Por que devo fazer o exame da próstata aos 50 anos?

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que a maioria dos homens brasileiros (51%) não vai ao médico regularmente. Principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão, o câncer de próstata não apresent... (continuar lendo)

13 de Abril de 2016 11:04
Hiperplasia benigna da próstata atinge 50% dos homens após os 50 anos

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é o tumor mais frequente no homem. Estima-se que cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos e que mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A HPB é caracterizada ... (continuar lendo)

29 de Março de 2016 08:03
Cistite de repetição

O que é? Cistite é uma infecção que acomete a bexiga, ou seja, uma infecção do trato urinário baixo (ITU). As cistites são muito comuns em mulheres. Estima-se que 50 a 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida. De 20 a 50% das mul... (continuar lendo)


Voltar-noticias

NOSSOS CONVÊNIOS

Confira alguns dos nossos principais convênios e parceiros de atendimento.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23