20 de Março de 2015 18:03

Na puberdade, meninos precisam ir ao médico para tirar dúvidas e orientação

Quando as meninas crescem, todo mundo diz que é hora de procurar um ginecologista. Mas e os meninos, também precisam ir ao médico? Segundo os especialistas, é importante que os jovens visitem um urologista em diversos momentos da vida, como no início da puberdade, por exemplo, quando podem ser detectadas duas doenças, como tumor no testículo e varicocele, e também quando eles podem tirar dúvidas sobre as transformações no corpo nesse período.

Até mesmo os bebês precisam de uma consulta, para verificar se a genitália está normal e se existe um excesso de pele cobrindo a glande, que é a fimose - nesse caso, pode ser que eles precisem de uma cirurgia para evitar problemas futuros.

Já na infância e adolescência, a dica é procurar o médico para tirar dúvidas sobre a vida sexual e o uso da camisinha - é importante ainda que os pais também conversem com os filhos sobre esse assunto a partir dos 10 ou 12 anos.

Com o passar dos anos, os homens devem procurar um urologista principalmente em casos de problemas sexuais ou para avaliar a próstata - quem tem casos de câncer na família, deve fazer exames a partir dos 45 anos e quem não tem, a partir dos 50. Em relação ao câncer de pênis, os médicos alertam que a principal maneira de prevenção é a higiene correta, que deve ser incentivada desde a infância.

Após os 50, pode ocorrer ainda outro problema que atinge até 25% dos homens - a queda na produção de testosterona. Nesse caso, o paciente pode precisar de reposição hormonal, mas ela deve ser bem indicada. É importante ressaltar, no entanto, que o uso indiscriminado desses hormônios pode levar à insuficiência cardíaca e até atrofiar o testículo.

Com informações do Portal G1



OUTRAS NOTÍCIAS
20 de Abril de 2016 10:04
Por que devo fazer o exame da próstata aos 50 anos?

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que a maioria dos homens brasileiros (51%) não vai ao médico regularmente. Principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão, o câncer de próstata não apresent... (continuar lendo)

13 de Abril de 2016 11:04
Hiperplasia benigna da próstata atinge 50% dos homens após os 50 anos

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é o tumor mais frequente no homem. Estima-se que cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos e que mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A HPB é caracterizada ... (continuar lendo)

29 de Março de 2016 08:03
Cistite de repetição

O que é? Cistite é uma infecção que acomete a bexiga, ou seja, uma infecção do trato urinário baixo (ITU). As cistites são muito comuns em mulheres. Estima-se que 50 a 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida. De 20 a 50% das mul... (continuar lendo)


Voltar-noticias

NOSSOS CONVÊNIOS

Confira alguns dos nossos principais convênios e parceiros de atendimento.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23