5 de Novembro de 2014 00:11

Novembro Azul alerta homens para a prevenção ao câncer de Próstata

No mês em que se realiza o Novembro Azul, campanha que tem o intuito de divulgar e conscientizar para a importância e prevenção ao câncer de próstata, homens acima de 40 anos devem ficar atentos aos cuidados com essa doença que segundo estudo recente registrou 60 mil novos casos entre 2012 e 2013.

O presidente da Cooperativa de Urologistas do Rio Grande do Norte (Urocoop), Edson Jovino, alerta a população masculina para a necessidade de acompanhamento médico regular. Segundo ele, aquele homem que faz consultas periódicas e que eventualmente venha ser diagnosticado com o câncer tem 90% mais chances de cura do que aquele quem descobre a doença de forma tardia.

O especialista esclarece que o câncer de próstata é o tipo de doença em que o paciente não deve esperar os primeiros sintomas se manifestarem. Ele alerta que quando o paciente acometido pela doença chega a apresentar sintomas é porque a doença já está em um estágio muito avançado, sem chances de cura.

Os casos de câncer de próstata podem ser divididos em grupos de risco. Os de baixo, médio e alto risco. Os pertencentes ao grupo de baixo risco são aqueles homens acima de 40 anos, que não possuem parentes de 1º ou 2º graus com câncer e que não são da raça negra; os de médio risco são aqueles que não têm histórico de câncer na família e e que são negros; já ao de alto rico são os homens com histórico familiar de câncer e da raça negra.

O urologista observa ainda que ao longo dos anos cada vez mais homens vem deixando de lado o preconceito em torno do exame de toque da próstata. “O tabu que muitos homens tinham em realizar o exame é cada vez menor e a prova disso são os altos índices de casos, o que mostra que cada vez mais homens estão procurando o médico e se tratando”, disse.

Ao longo de todo o mês de novembro, campanhas educativas e de conscientização serão realizadas na rede pública e privada de saúde. O Hospital Universitário Onofre Lopes, por exemplo, iniciou na segunda-feira (3) ações específicas. A ação acontece até 15 de novembro e tem como objetivo atender 20 pacientes por dia, totalizando 200 homens que ainda não tiveram acesso a esses tipos de consulta e exames.

Fonte: Portal no Ar



OUTRAS NOTÍCIAS
20 de Abril de 2016 10:04
Por que devo fazer o exame da próstata aos 50 anos?

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que a maioria dos homens brasileiros (51%) não vai ao médico regularmente. Principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão, o câncer de próstata não apresent... (continuar lendo)

13 de Abril de 2016 11:04
Hiperplasia benigna da próstata atinge 50% dos homens após os 50 anos

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é o tumor mais frequente no homem. Estima-se que cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos e que mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A HPB é caracterizada ... (continuar lendo)

29 de Março de 2016 08:03
Cistite de repetição

O que é? Cistite é uma infecção que acomete a bexiga, ou seja, uma infecção do trato urinário baixo (ITU). As cistites são muito comuns em mulheres. Estima-se que 50 a 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida. De 20 a 50% das mul... (continuar lendo)


Voltar-noticias

NOSSOS CONVÊNIOS

Confira alguns dos nossos principais convênios e parceiros de atendimento.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23