10 de Fevereiro de 2015 16:02

Saiba como evitar inchaços, cálculos renais e outros problemas de saúde típicos do verão

 

No verão, é comum em muitas cidades brasileiras o termômetro ultrapassar os 30ºc. É também nessa época do ano que aumentam as queixas com relação a inchaço, infecções cutâneas (erisipela), infecção urinária e cálculo renal. Porém, com alguns cuidados simples, essas doenças podem ser evitadas.

Especialistas das sociedades de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e de Urologia (SBU) deram dicas para prevenir esses problemas:

Inchaço

O calor excessivo pode provocar inchaço nos membros inferiores, principalmente nas pessoas que passam várias horas do dia sentadas. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Bruno de Lima Naves, é importante realizar exercícios em que a panturrilha se movimente.

— Nessa época, os vasos se dilatam. É normal que a perna fique pesada e até inchada — explica.

Além disso, no período de férias, as pessoas aproveitam para fazer viagens mais longas e é preciso tomar cuidado com a trombose — formação de coágulo na veia, o que impede a passagem de sangue. Seja de avião, carro ou ônibus, é importante movimentar os membros inferiores para auxiliar o retorno venoso.

No avião e ônibus, a dica é caminhar a cada duas horas no corredor e movimentar os pés para cima e para baixo enquanto estiver sentado. De carro, a recomendação é fazer paradas a cada duas ou três horas para movimentar as pernas.

Infecção cutânea (erisipela)

Entre outros sintomas da doença, estão inchaço e vermelhidão, mal-estar, febre alta e feridas.

— No calor, é comum encontrarmos maior concentração de pernilongos. Ao coçarmos o local picado pelo inseto, pode se abrir uma pequena ferida na pele, o que propicia a entrada de bactérias que se disseminam pelos vasos linfáticos — esclarece o médico.

 

Cálculo renal

Popularmente conhecido como pedras nos rins, o cálculo renal é outra doença com maior incidência no verão. A principal razão para isso é a desidratação. Chefe do departamento de endourologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Ernesto Reggio explica que, para evitar o problema, é recomendado beber muita água e suco de frutas cítricas.

A indicação é ingerir 30 ml de líquidos por quilo. Ou seja, uma pessoa de 70 quilos deve beber 2 litros por dia. Segundo os especialistas, a dica é prestar atenção na cor da urina. Se ela estiver escura e concentrada, significa que a ingestão de líquido está insuficiente.

Infecção urinária

Como no verão é comum ficar mais tempo com roupa de banho molhada, a doença pode acontecer com maior facilidade — já que a umidade propicia a proliferação de micro-organismos que causam infecção.

A prevenção é feita por meio de higienização correta da região íntima, idas regulares ao banheiro ao longo do dia (segurar a urina aumenta as chances de proliferação de bactérias no trato urinário), ingestão de bastante líquido e trocando a roupa molhada com maior frequência.

Fonte: zh.clicrbs.com.br



OUTRAS NOTÍCIAS
20 de Abril de 2016 10:04
Por que devo fazer o exame da próstata aos 50 anos?

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que a maioria dos homens brasileiros (51%) não vai ao médico regularmente. Principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão, o câncer de próstata não apresent... (continuar lendo)

13 de Abril de 2016 11:04
Hiperplasia benigna da próstata atinge 50% dos homens após os 50 anos

A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é o tumor mais frequente no homem. Estima-se que cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos e que mais de 30% necessitarão de tratamento durante a vida. A HPB é caracterizada ... (continuar lendo)

29 de Março de 2016 08:03
Cistite de repetição

O que é? Cistite é uma infecção que acomete a bexiga, ou seja, uma infecção do trato urinário baixo (ITU). As cistites são muito comuns em mulheres. Estima-se que 50 a 80% delas apresentarão ao menos um episódio de cistite ao longo da vida. De 20 a 50% das mul... (continuar lendo)


Voltar-noticias

NOSSOS CONVÊNIOS

Confira alguns dos nossos principais convênios e parceiros de atendimento.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23